24 de out. de 2010

Dicas para evitar assaduras e dermatite das fraldas

Situações favoráveis para a instalação de assaduras e dermatite das fraldas

· falta de boas medidas de higiene: não se pode nunca deixar a criança molhada e suja por muito tempo.

· umidade e calor: a fralda é um tecido quente que propicia um ambiente úmido para pele sensível do neném. A pele molhada pode causar fricção contra a fralda e permitir o crescimento de bactérias, piorando a dermatite das fraldas.

· urina: é provavelmente a causa mais comum de dermatite das fraldas. A amônia é produzida a partir da urina, na fralda molhada que foi deixada por tempo longo e, especialmente, durante a noite. Ela tem um cheiro distinto e é altamente irritativa, podendo causar inflamação na pele.

· fezes: em contato com a pele do neném, podem causar irritação, assim como acontece com a urina. Quando as fezes se misturam com a urina, o perigo de irritação e de dermatite de pele é bem maior.

. eczema: bebês entre 3 e 6 meses com eczema são três vezes mais suscetíveis.

· mudanças alimentares: o leite materno tem muitos anticorpos, por isso nenéns amamentados no peito podem se defender melhor contra infecção. A fase de adaptação aos outros leites pode torná-los menos resistentes. Uma mudança para comidas sólidas pode também favorecer a instalação da dermatite das fraldas.

· dentição: a resistência de corpo do bebê contra infecções podem estar diminuídas durante a dentição.

· medicações que diminuem as defesas: antibióticos e corticóides (cortisona) fazem os nenéns mais sujeitos à infecções por bactérias e fungos, entre elas a candidíase oral, mais conhecida como sapinho.

Dicas para uma boa rotina de limpeza e prevenção da assadura e da dermatite das fraldas

· Esteja alerta para os fatores que podem favorecer a dermatite das fraldas, como mudança de dieta, dentição, etc..

· Lave bem as mãos antes e depois de limpar e trocar seu neném.

· Faça da hora do banho e da aplicação do creme um divertimento para a criança, utilizando jogos ou música.

· Deixe o bebê ficar no banho por 10 a 15 minutos diários, usando óleos de banho apropriados.

· Limpe a área adequadamente, em especial, se o bebê estiver com diarréia. Remova todos os traços de fezes.

· Seja sempre gentil com a pele do neném, não a esfregue.

· Assegure-se de que a pele está bem limpa e seca, especialmente nas dobras e sulcos da pele. Quanto mais seca (sem ser ressecada) a pele estiver, menor a chance de dermatite ou infecção adicional.

· Tenha um esquema rotineiro regular, efetivo e freqüente de limpeza, o que minimiza a exposição da pele do bebê às fraldas ensopadas e sujas. Sua pele é muito sensível e vulnerável, requerendo limpeza higiênica sistemática.

· Use sempre um sabonete suave, livre de fragrâncias. Detergentes fortes podem agravar a situação.

· Use produtos especialmente formulados e testados para a pele do bebê, evitando produtos irritantes, como os muito perfumados ou os banhos de espuma.

· Mude as fraldas com freqüência.

· Verifique o tipo de fralda usado (descartáveis ou de pano). As fraldas descartáveis devem se moldar perfeitamente na cintura e nas pernas, devendo se adaptar ao formato das coxas para não vazar.

· Evite fraldas grossas e calças plásticas. Esta guardam umidade, fazendo com que a pele do neném fique mais vulnerável à dermatite. No caso de dermatite das fraldas, pode ser uma boa idéia mudar a marca ou o tipo.

· Descarte a fralda suja sempre de maneira higiênica, ou seja, dentro de um saco plástico fechado.

· Deixe, com a maior freqüência possível, a pele de seu bebê exposta ao ar fresco.

· Ao aplicar a loção ou o creme suave e apropriado para o bebê, use algodão para prevenir arranhões.

· Para bebês de poucas semanas, pode-se usar apenas algodão e água.

· Evite o uso de flanelas, toalhas grossas ou panos domésticos na pele do nenén.

· Aplique suavemente uma fina camada de creme emoliente apropriado após cada troca de fralda, em particular depois do banho e à noite e, em especial, nas dobras e sulcos da pele.

· Há vários cremes que previnem a dermatite das fraldas e muito ajudam as crianças que têm freqüentes irritações e assaduras na área das fraldas.

· Há também vários remédios eficientes para a dermatite das fraldas, mas, para isso, consulte um dermatologista, especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. Dermatologistas são médicos especializados em pele. Eles recebem treinamento extenso para ajudar proteger a pele sã e a tratar problemas de pele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário