17 de out. de 2010

Pesadelos

São sonhos assustadores carregados de ansiedade. Geralmente a criança acorda fácil e consegue contá-los completamente como histórias, muitas vezes com temas envolvendo ameaças à sobrevivência e à segurança. O estado de ansiedade pode ser acalmado pelos pais ou então perdurar por algum tempo, na maioria das vezes pelo temor de dormir e sonhar novamente. Ë a expressão de um conflito interno não resolvido. Se persistente, pode requer ajuda psicoterápica, pois indica dificuldade em enfrentar as angústias próprias da idade.
O terror noturno ocorre em episódios de curta duração (um minuto) com início súbito e um despertar abrupto, apresentando gritos, choro, sudorese, aceleração dos batimentos cardíacos, olhos abertos e expressão de medo, além "da criança" não responder aos esforços dos outros em acordá-la ou confortá-la. Quando acordada, a criança permanece confusa e desorientada por alguns minutos. Ocorre geralmente em crianças maiores de quatro anos e tende a desaparecer na adolescência, podendo ter o risco de acidentar-se ao levantar batendo em objetos

É uma condição benigna e, por ser auto-limitada, não requer geralmente tratamento específico. Deve-se evitar privações de sono e estimular a regularidade e os horários de dormir e acordar. Caso sejam muito freqüentes ou intensos, é necessário solicitar auxílio do pediatra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário